terça-feira, 23 de junho de 2009

PARTIMAGE – Solução de Backup para Linux

  Se você assim como eu já usou muito o Drive Image para o WIndows ou até mesmo o Norton Ghost para fazer o backup de sua instalação Windows e agora está precisando de um mesmo utilitário que tenha o mesmo potêncial, que seja gratuito e que funcione bem tanto no linux como no Windows esta ai o PARTIMAGE.

Vamos Instalar o PARTIMAGE !

1 – Atualize o apt-get:

# apt-get update

2 – Instale o PARTIMAGE:

# apt-get install partimage

Confirme com “s” de sim o que for necessário confirmar durante a instalação!

2 – Execute o Partimage:

# partimage

Abrirá uma tela listando todas as partições dos discos presentes na máquina, se você já usou bem o Drive Image ou o Norton Ghost não vai estranhar pois o conceito é exatamente o mesmo.

Vamos Usar o PARTIMAGE !

1 – Logo na primeira tela você escolherá a partição que deseja guardar num arquivo que ficará por exemplo “ suaimagem.000 “ , este por sua vez ficará no diretório root, lembrando que tudo o que você fizer deverá ser como root;

Escolhe na mesma tela a opção “Guardar …. “ e prescione F5 para avançar!

2 – Logo depois você será questionado com relação ao nivel de compressão do arquivo, escolhendo o bgzip sua compressão será maior, terá um  arquivo menor possível contudo o processo será mais vagaroso, sendo que é essa opção a mais usada para backups;

3 – Depois você escolherá o que o computador fará após o processo, eu normalmente escolho reiniciar, mas você fica à vontade;

4 – Após isso tem uma opção em que agente pode determinar o tamanho do arquivo e suas partes, por exemplo se eu fizer um backup de uma partição de 80GB e ele dividir em 3 arquivos, opto para que sejam todos de 4.5GB para que também eu possa gravar em DVD, ai você escolhe a melhor opção para você;

5 – Por último você escolherá o nome do arquivo que identificará a partição e faça também uma descrição dizendo o que a partição tem em sua instalação;

Eu usei o PARTIMAGE numa Lan House e foi um sucesso, toda vez que da problema eu restaura usando a operação inversa onde o Partimage manda agente escolher onde quer restaurar e pede o nome do arquivo para restaurar.

 

Faça bom uso, qualquer duvida envie um email para luizvictor@email.com.br !

segunda-feira, 8 de junho de 2009

REMASTERSYS seu CD do LINUX

Se você teve um trabalhão para montar seu servidor linux, com SAMBA, FTP, CUPS e etc. e não quer ter o trabalho de configurar e personalisar tudo novamente caso seu HD ou sistema dê defeito?

Esta aqui uma ótima ferramenta chamada REMASTERSYS que cria um backup ou um CD de instalação do linux já com todas as configurações personalisadas de seu servidor bem como todos os aplicativos instalados.

Primeiro instale sua distro e depois configure, após use o REMASTERSYS para fazer seu CD personalizado para guardar e usá-lo em dias de tormentas.

OBS: Vou colocar neste post a minha experiência com o software, a verdade é que ele possui outros recursos que não testei, contudo você fique à vontade para fuçar, só lenbre-se de fazer um backup antes e salvá-lo num CD ou DVD!

Segue abaixo os procedimentos a serem usados no Ubuntu ou outras distros baseadas nele ou no Debian:

1º Atualize a lista de atualizações “Source.list”;

Acesse o arquivo source.list:

$ sudo mcedit /etc/apt/souces.list

Acrescente a seguinte linha ao final dio arquivo:

deb http://www.remastersys.klikit-linux.com/repository remastersys/

Aperte F2 para gravar e F10 para sair do mcedit !

Atualize o sistema:

$ apt-get update

 

2º Instale o REMASTERSYS:

Para instalar o Remastersys:

$ apt-get instal remastersys

Aguarde os processos terminares e ao final confirme com s de “sim” para pelo menos duas advertências do sistema que não terá importância!

3º Acessando o Remastersys:

Abra o Remastersys:

No GNOME:

/Sistema/Administração/Remastersys

No KDE:

/Sistema/Mais Aplicativos/RemasterSYs Backup

4º Criando um CD com sua intalação:

Escolha a opção “Dist”;

Esta vai criar um CD com todas as suas configurações!

Abrirá uma janela executando várias ações, espere até acabar!

5º Acessando o ISO para gravar:

Vá em:

/home/remastersys

E verá um arquivo chamado:

customdist.iso

Essa é a sua instalação personalisadam, agora é só queimar num CD ou num DVD!

OBS: A opção Backup do Remastersys cria não só a configuração como faz backup de todos os arquivos contidos, sendo que ainda não testei, bem como as outras opções que ficam por sua conta!

Para mais informações:

http://www.vivaolinux.com.br/artigo/Remastersys-Crie-seu-proprio-LiveCD-do-Ubuntu-Linux?pagina=1

Bom proveito!