Core i5, o substituto do Core 2 Quad, chega às prateleiras
Novo processador tem quase os mesmos recursos do iCore 7 e preço mais convidativo
Rio - Os processadores Core2 Quad começam a deixar as prateleiras para dar lugar aos novos Core i5. O primeiro da família foi lançado este mês, o Core i5 750, junto com dois novos processadores da família Core i7 (870 e 860). Marcas como Accept, Leadership, Megaware e MeooPc já estão chegando às lojas com os novos processadores. Fabricantes como Gigabyte, MSI, ECS, Asus e Digitron terão placas-mãe compatíveis com o Core i5.
A atualiazação dos processadores Intel acontece cerca de um ano depois do lançamento dos primeiros Core i7, família topo de linha da Intel. Também foram lançados seis variações do Xeon 3400, voltados para servidores de pequenas e médias empresas.
"Os Core i5 tem as principais características dos Core i7, mas com um preço mais acessível", explica Fidel Rios, engenheiro de aplicações da Intel Brasil. O que falta ao processador em relação ao irmão mais parrudo é a hyper-thread, tecnologia que simula em um único processador físido dois processadores lógicos, aumentando o desempenho do sistema.
Mas há vantagens no Core i5 além do preço mais acessível em relação aos processadores topo de linha da Intel. O clock mais baixo do processador reduz o aquecimento, logo, permite o uso de gabinetes menores e reduz o consumo de energia com refrigeração do sistema. E ainda dispõe da tecnologia Turbo Boost, que permite aumentar ainda mais o desempenho quando necessário, e reduzir o consumo de enegia, quando a situação torna possível.
O Core i5 é um dos primeiros processadores da Intel a integrar uma porta PCI-Express 2 de 16 linhas e dois canais controladores de memória. Isso significa que todas as funções de entrada/saída e gerenciamento serão realizadas por um único chip, o chipset P55 Express. Os chipsets anteriores precisavam de dois chips separados para essa tarefa.
Fonte: ODia
Nenhum comentário:
Postar um comentário